Prefeitura de Limoeiro promove VI Conferência de Saúde na Facal

Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a VI Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. Realizado no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal), o evento debateu a necessidade de garantir financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a edificar suas diretrizes, a assegurar a Saúde como direito universal e a reduzir a desigualdade social. O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.080/1990.

A mesa da solenidade de abertura foi composta pela secretária de Saúde de Limoeiro e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Karla Torres, pelo palestrante da Conferência, José Wendes, pela representante da II Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (II Geres), Almerita Ferreira de Araújo e Silva, pela representante do Segmento Trabalhador, Maria Virgínia da Silva Souza, pela representante do Segmento Usuário, José Marcos de Fontes, e pelo secretário de Planejamento da Prefeitura de Limoeiro, Antônio Machado Neto, que representou o prefeito João Luís Ferreira Filho na cerimônia.

Após a leitura do Regimento Interno, desempenhada pela Secretária Geral da Conferência, Annalyce Lira, foi ministrada no espaço a palestra “Democracia e Saúde”. “O SUS é um dos programas de Saúde mais amplos e mais conhecidos do mundo. Ele visa garantir o acesso gratuito e universal à Saúde, sendo ela um direito garantido a todos pela Constituição Federal. Contudo, é estatisticamente comprovado que menos de 4% do PIB são destinados à área. Precisamos trabalhar por um investimento mais adequado para o SUS e por uma melhor estruturação do Sistema. Quanto maior for o acesso aos direitos, mais forte é a Democracia”, apontou o palestrante José Wendes.

Na sequência das atividades houve debates na plenária e apresentação de trabalhos em grupo, cujos eixos temáticos foram “Democracia e Saúde”, “Saúde como direito”, “Consolidação dos princípios do SUS” e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”. Depois do almoço oferecido no evento, foi realizada a plenária final, onde o público apresentou propostas e traçou o planejamento para a IX Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco, a qual trabalhará o tema “Saúde não é favor, é direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular” e acontecerá em três Etapas Macrorregionais, nos municípios de Olinda, Garanhuns e Serra Talhada, entre os dias 21 e 24 de maio.

Compartilhe

Praça Comendador Pestana, 113 - Palácio Francisco Heráclio do Rego - Centro - CEP - 55700-000 - Limoeiro-PE | CONTATO: (081) 3628-9700

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support