Prefeitura de Limoeiro promove plantio de árvores e anuncia chegada de dezenas de mudas para a cidade

Para incentivar a preservação do meio ambiente e promover qualidade de vida, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Gerência Ambiental do município, promoveu o plantio de 15 árvores nos canteiros da Avenida Severino Pinheiro, no Centro da cidade, na manhã deste sábado (16). A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e com a empresa Trevo Distribuidora. Na ocasião, as associações Mundo Verde e Mais Verde para Limoeiro reforçaram a iniciativa.

De acordo com a secretária de Infraestrutura do município, Fabíola Pimentel, o ato é uma resposta da gestão à derrubada de árvores da Praça do Horto Florestal, decorrida no início desta semana. “Nossa gestão se preocupa muito com o meio ambiente. Repudiamos a criminosa destruição de três árvores que aconteceu no nosso município. Estamos aqui para construir, não para destruir. Temos que jogar limpo por Limoeiro e ajudar a fazer uma cidade mais saudável para viver. Contamos com o apoio da população”, destaca.

Segundo o prefeito João Luís Ferreira Filho, serão plantadas, ao todo, 100 novas mudas em diversos pontos da Princesa do Capibaribe. “Hoje é o início de um grande trabalho. A Prefeitura está fazendo a parte dela e conta com o apoio de todos os cidadãos. Vamos cuidar do meio ambiente, plantar árvores e garantir o futuro da nossa cidade”, sublinha.

Para a gerente ambiental de Limoeiro, Rosângela Costa, a ação evidencia a responsabilidade da administração pública com a natureza. “Estamos mostrando para a nossa cidade e para toda a região, neste momento de indignação e de injustiça, que nossa gestão tem compromisso com a qualidade de vida. Estamos muito contentes pelas parcerias que fizemos. Conseguimos reunir as instituições que defendem o meio ambiente e demos a devida resposta ao crime cometido no Horto Florestal”, aponta.

O gerente da Gerência Regional do IPA em Surubim, órgão que contempla a Princesa do Capibaribe, Denny Lapenda, ressaltou a parceria existente entre o instituto e o poder público. “O IPA está envolvido com a agricultura e também tem ligação com o meio ambiente. Depois do crime ambiental que aconteceu aqui em Limoeiro, recebemos do prefeito João Luís a solicitação de mudas das nossas sementeiras, que estão no Recife e em Itapirema. Conseguimos a doação de 100 mudas, dentre elas acácias, pitangas, acerolas, ipês e pau d’arcos. Viemos conscientizar a população acerca da importância de preservar o meio ambiente e plantar árvores. Quando plantamos uma árvore, preservamos o solo onde ela está e o ecossistema ao redor dela”, explica.

Os representantes do Grupo Mundo Verde, Paulo Neto e Liliane Barbosa também participaram das atividades, a exemplo de Leonardo Lira, da Associação Mais Verde para Limoeiro. Ambas as entidades defendem a arborização total do município e atuam geralmente nesta época, entre o outono e o inverno. A Mais Verde, por exemplo, atua no Morro do Redentor, em escolas e em avenidas. Seu representante se disse satisfeito com o ato, que vem trazer mais qualidade de vida para a cidade.

A estudante de pré-Enem do Colégio 3° Milênio, Harielly Silva, acompanhou o evento e se mostrou muito satisfeita com o plantio. “É importante este ato ser feito na presença dos jovens, para que todos tomem consciência da necessidade de preservar o meio ambiente. É bom para a cidade e é bom para a nossa saúde”, comenta.

Fotos: Eduarda Santana