Prefeitura de Limoeiro promove plantio de árvores e anuncia chegada de dezenas de mudas para a cidade

Para incentivar a preservação do meio ambiente e promover qualidade de vida, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Gerência Ambiental do município, promoveu o plantio de 15 árvores nos canteiros da Avenida Severino Pinheiro, no Centro da cidade, na manhã deste sábado (16). A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e com a empresa Trevo Distribuidora. Na ocasião, as associações Mundo Verde e Mais Verde para Limoeiro reforçaram a iniciativa.

De acordo com a secretária de Infraestrutura do município, Fabíola Pimentel, o ato é uma resposta da gestão à derrubada de árvores da Praça do Horto Florestal, decorrida no início desta semana. “Nossa gestão se preocupa muito com o meio ambiente. Repudiamos a criminosa destruição de três árvores que aconteceu no nosso município. Estamos aqui para construir, não para destruir. Temos que jogar limpo por Limoeiro e ajudar a fazer uma cidade mais saudável para viver. Contamos com o apoio da população”, destaca.

Segundo o prefeito João Luís Ferreira Filho, serão plantadas, ao todo, 100 novas mudas em diversos pontos da Princesa do Capibaribe. “Hoje é o início de um grande trabalho. A Prefeitura está fazendo a parte dela e conta com o apoio de todos os cidadãos. Vamos cuidar do meio ambiente, plantar árvores e garantir o futuro da nossa cidade”, sublinha.

Para a gerente ambiental de Limoeiro, Rosângela Costa, a ação evidencia a responsabilidade da administração pública com a natureza. “Estamos mostrando para a nossa cidade e para toda a região, neste momento de indignação e de injustiça, que nossa gestão tem compromisso com a qualidade de vida. Estamos muito contentes pelas parcerias que fizemos. Conseguimos reunir as instituições que defendem o meio ambiente e demos a devida resposta ao crime cometido no Horto Florestal”, aponta.

O gerente da Gerência Regional do IPA em Surubim, órgão que contempla a Princesa do Capibaribe, Denny Lapenda, ressaltou a parceria existente entre o instituto e o poder público. “O IPA está envolvido com a agricultura e também tem ligação com o meio ambiente. Depois do crime ambiental que aconteceu aqui em Limoeiro, recebemos do prefeito João Luís a solicitação de mudas das nossas sementeiras, que estão no Recife e em Itapirema. Conseguimos a doação de 100 mudas, dentre elas acácias, pitangas, acerolas, ipês e pau d’arcos. Viemos conscientizar a população acerca da importância de preservar o meio ambiente e plantar árvores. Quando plantamos uma árvore, preservamos o solo onde ela está e o ecossistema ao redor dela”, explica.

Os representantes do Grupo Mundo Verde, Paulo Neto e Liliane Barbosa também participaram das atividades, a exemplo de Leonardo Lira, da Associação Mais Verde para Limoeiro. Ambas as entidades defendem a arborização total do município e atuam geralmente nesta época, entre o outono e o inverno. A Mais Verde, por exemplo, atua no Morro do Redentor, em escolas e em avenidas. Seu representante se disse satisfeito com o ato, que vem trazer mais qualidade de vida para a cidade.

A estudante de pré-Enem do Colégio 3° Milênio, Harielly Silva, acompanhou o evento e se mostrou muito satisfeita com o plantio. “É importante este ato ser feito na presença dos jovens, para que todos tomem consciência da necessidade de preservar o meio ambiente. É bom para a cidade e é bom para a nossa saúde”, comenta.

Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Limoeiro

Fotos: Eduarda Santana

Compartilhe

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support