Prefeitura de Limoeiro promove palestra sobre combate ao câncer de mama

Para celebrar o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), Secretaria Executiva da Mulher (SEM) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na tarde desta quinta-feira (25), no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal), a palestra “Um toque que salva vidas”. A roda de conversa tratou do combate ao câncer de mama e foi ministrada pela Dra. Júlia Lacet, médica especialista em Cancerologia.

A palestrante fez uma contextualização histórica do movimento. “O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, na década de 1990, para que fossem desenvolvidas atividades sobre o câncer de mama, de modo a chamar a atenção da população. O governo norte-americano havia percebido um grande aumento de câncer de mama nas mulheres do país”, descreveu. A médica também explicou o desenvolvimento biológico das mamas e detalhou a formação do câncer, além da prevenção e do tratamento contra a doença.

Não desistir de lutar pela vida: esta foi a mensagem deixada a quem esteve presente no evento. “Quando você é diagnosticado com um tumor maligno, isto não significa o fim da vida. Isto quer dizer que você pode combater essa doença com o apoio das pessoas e com a sua força interior. Estar doente não te impede de fazer o tratamento. Neste contexto, ao desconfiar que está doente, o importante é procurar um médico para diagnosticar a doença e procurar um tratamento”, pontuou.

Fotos: Eduarda Santana/Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

Compartilhe

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support