Prefeitura de Limoeiro divulga apuração das agremiações do Carnaval 2019

Na manhã desta sexta-feira (8), no Centro Cultural Marcos Vinícius Vilaça, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, divulgou as notas da comissão julgadora a qual avaliou a apresentação das agremiações locais no Carnaval 2019. As melhores colocadas marcarão presença no Desfile das Campeãs, no bairro da Cohab, na tarde do próximo domingo (10), dia da segunda edição do Bloco Cohab em Folia.

Na categoria Urso, a agremiação vencedora foi o Urso Esperança, com 49,4 pontos totais, enquanto o Urso Peludinho somou 48,7 pontos e foi o vice-campeão. Já o Urso Pé de Lã ficou em terceiro, com 46,5.

Na disputa entre as escolas de samba, a Gigante do Capibaribe levou a melhor sobre a Verde Branco por um décimo de diferença: 57,1 a 57.

Conforme prometido pela Secretaria de Cultura em 2018, o Campeonato de Bois desta temporada teve duas divisões com acesso e rebaixamento, a exemplo do que acontece nos tradicionais certames carnavalescos do Brasil, devido ao grande número de equipes. No Grupo 1, que teve sete participantes, o Boi Dourado somou 60 pontos contra 59,9 do Boi Cara Branca e 59,7 do Boi Estrela e se sagrou campeão, enquanto os bois Teimoso (57,4) e Pavão (55,2) foram rebaixados ao Grupo 2. Na segunda divisão, a qual contou com cinco integrantes, o destaque ficou por conta dos acessos dos bois Garantido e Pintado, respectivos campeão e vice, que acumularam 59,1 e 57,2 pontos, na ordem.

No Desfile das Agremiações do Carnaval da cidade do Recife, o 1º e o 2º lugar foram conquistados pelo Boi Dourado e o Boi Cara Branca de Limoeiro. O Cara branca é o único que permanece por nove anos no Grupo Especial. A agremiação é recordista no estado de Pernambuco, por manter-se durante mais tempo na principal categoria.

Ao fazer o balanço da época momesca, o secretário de Cultura de Limoeiro, Jadenilson Gomes, destacou que os festejos transcorreram de maneira tranquila e organizada, como a pasta havia planejado. “As agremiações abrilhantaram a disputa e desfilaram de maneira grandiosa. A Prefeitura de Limoeiro vem investindo cada vez mais nesses desfiles e observa que existe um retorno, com o aumento da presença de público”, afirmou.

De acordo com a gestão municipal, a Prefeitura investiu R$ 58 mil no desfile das agremiações, de modo a incentivar o planejamento das equipes para a disputa. “Além disso, a gestão vem trazendo, nos últimos anos, através do Governo do Estado e da Fundarpe, grupos musicais, orquestras e bandas que estão inseridos nos Carnavais de Olinda e Recife. Este ano montamos uma estrutura com palco maior, som de maior alcance e arquibancadas com disciplinadores para o campeonato de ursos, bois e escolas de samba e para os desfiles dos blocos líricos e do Morto Carregando o Vivo”, pontuou Jadenilson.

Fotos: Eduarda Santana