Pertencimento, valor à terra e amor à natureza são abordados em peça teatral

Feira do Livro 2018 – 13 de outubro | Foto: Tiago Amado/Tamires de Lara

Apresentação do texto o que só passarinho entende mistura teatro, poesia, depoimento e interação com o público. o que só passarinho entende é um espetáculo teatral da Cia Cobaia Cênica de Rio do Sul/SC, onde o ator pernambucano Samuel Paes de Luna conta a história de uma personagem que vive no Vale do Jequitinhonha, no interior do estado de Minas Gerais, mesclando com memórias de sua própria história em sua terra natal.

O espetáculo apresenta, de maneira lúdica e poética, a singularidade de uma mulher que, apesar de marcada pelas intempéries da vida, carrega a convicção de que o real valor e beleza de sua existência estão no conhecimento empírico, diretamente ligado à natureza.

Baseado no conto Totonha, do livro Contos Negreiros do autor também pernambucano Marcelino Freire, e inspirado na obra de Manoel de Barros, o texto de Agatha Duarte questiona os reais valores do ser humano, aquilo que realmente é necessário para estarmos em harmonia onde e com quem vivemos, e faz um contraponto necessário ao comportamento do homem contemporâneo.

A peça o que só passarinho entende, dirigida pelo ator e diretor riosulense Thiago Becker, transpõe para a cena um cotidiano simples, explorando a poesia de uma maneira singela de se viver, sem deixar de mergulhar fundo numa realidade que diz respeito a toda sociedade, abordando questões como a solidão, o abandono, a seca e o conhecimento popular em contraponto ao erudito. o que só passarinho entende.

Texto: Agatha Duarte
Conto Totonha: Marcelino Freire
Direção: Thiago Becker
Atuação: Samuel Paes de Luna
Trilha: Rodrigo Fronza
Produção: Cia Cobaia Cênica
Duração: 70 minutos
Classificação: livre

SERVIÇO:
Peça teatral “O que só o passarinho sabe” chega ao Centro de Galpão das Artes diretamente de Santa Catarina, neste sábado (17), às 20h. O ingresso antecipado somente até a sexta-feira (16), no valor R$ 10,00 e, no sábado, custará R$20,00.
Localização: Rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465, Centro.

Compartilhe

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support