Mutirão do “Desapegue-se” encerra a Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

Nesta sexta-feira (30), o mutirão do “Desapegue-se” percorreu as ruas da cidade, com Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para orientações e visitas domiciliares verificando situações de risco e instruindo a população sobre a importância de não guardar objetos expostos que possam acumular água e serem criadouros para o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. A equipe fez o recolhimento extra dos descartes encontrados durante a ação que culminou na Praça da Bandeira.

A iniciativa da Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria de Saúde, a de Desenvolvimento Social e Cidadania e a de Educação e Esportes, trouxe ao município uma gama de ações durante toda semana. Foram rodas de conversas com os idosos do Programa Idoso em Movimento (PIM) e do Centro de Convivência do Idoso (CCI), palestras simultâneas nas escolas municipais e nas Unidades Básicas de Saúde, um debate do Comitê Social de Combate às Arboviroses sobre resíduos sólidos e, por fim, o dia D com o mutirão.

Segundo o Ministério da Saúde, a incidência dessas doenças em alguns estados está alarmante tendo visto que os casos de zika aumentaram em sete estados que registraram maiores índices, inclusive em Pernambuco. Ainda de acordo com a pasta, município de Limoeiro no último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa – LIA) encontra-se em classificação de risco. ( Fonte: https://goo.gl/2jsiYv ).

Tendo como hábito de muitos brasileiros guardarem água da chuva para reutilizar, regar plantas, lavar quintal, gera um ambiente ideal para o mosquito transmissor que gosta de água limpa e parada. No verão, a preocupação aumenta em consequência de se tornar um ambiente mais propício, época de maior risco de infecção por essas doenças.

A recomendação, sempre, é não descuidar. Todos precisam estar atentos e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros de mosquitos, essa é a única forma de prevenção.

Faça sua parte!

DENUNCIE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI:  Quando o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros.

Crédito da foto: Eduarda Santana