Limoeiro supera meta do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica

O município de Limoeiro comemora a liderança de maior patamar já alcançado na Rede Municipal de Ensino nos anos iniciais e finais se posicionando como segundo colocado geral no ranking da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe. Os números foram divulgados pelo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica – IDEB – do Governo de Pernambuco. A entrega dos certificados ocorreu nesta quinta-feira (13), em Surubim.

A pesquisa recentemente divulgada pelo o IDEB aponta um crescimento exponencial da Educação em Limoeiro visto o que estava preconizado para 2021 como meta estabelecida já foi superado pelo município em 2017 nos anos iniciais e finais. “É uma imensa satisfação estar apresentando a toda sociedade limoeirense esses resultados que foram de uma grande equipe. Todos estamos mobilizados para que os resultados de Limoeiro sejam cada vez mais assertivos”, afirma o secretário de Educação e Esportes, Luiz Gonzaga.

Considerando os anos iniciais, houve um salto de 4,8% para 5,4% tendo, ainda neste parâmetro, os anos finais com avanço de 4,2% para 5,1%. Estes são os melhores desempenhos do nosso município no IDEB, que avalia a educação básica do nosso Estado desde 2008. O mesmo ocorreu em 2017 onde Limoeiro alcançou o 2° lugar nos anos iniciais e nos anos finais entre 16 municípios no momento em que Pernambuco superava os 25 Estados mais o Distrito Federal. Em 2017, a Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe – GRE- , alcançou a 21ª posição em todo o Estado. Os números foram divulgados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo de Pernambuco.

Ainda de acordo com o secretário da pasta, Limoeiro não poderia ter ficado melhor representado quando obteve segundo lugar nos anos iniciais do SAEPE em 2017 dentre os 185 municípios do estado e, agora, com o IDEB. “Os resultados são de extrema importância para nossa população, que sigamos nessa mesma proporção, ultrapassando metas. É o que temos feito para que a Educação em Limoeiro cresça e esse crescimento alcance todos nós. Foi um grande salto visto que em 2016, a cidade estava em 56º lugar nos anos iniciais e, em 2017, passou para o 21º. Já nos anos finais, se colocava em 53º lugar e passamos para 24º lugar. É um grande sucesso, agradeço a todos e ao prefeito Joãozinho pelo apoio que nos vem dando nestes anos. Estamos juntos”, reforçou.

Limoeiro abraçou uma política de gestão por resultados om foco no aprendizado do estudante junto ao Pacto pela Educação em Pernambuco. A didática inovadora apresentada pelos educadores, com diversas formas de inserir o aluno no aprendizado, tem gerado resultados positivos onde a troca de aprendizado entre os professores, além da combinação do fazer pedagógico, estão funcionando nas escolas do Estado que têm implementado planejamento e projetos em conjunto.