Limoeiro começa campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Nesta segunda-feira (26), o município de Limoeiro inicia a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O enfrentamento é diário e será intensificado esta semana pela Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria de Saúde, a de Desenvolvimento Social e Cidadania e a de Educação e Esportes, com ações diversificadas que visam instruir a população e diminuir os agentes causadores do mosquito.

Segundo o Ministério da Saúde, a incidência dessas doenças em alguns estados está alarmante tendo visto que os casos de zika aumentaram em sete estados que registraram maiores índices, inclusive em Pernambuco. Ainda de acordo com a pasta, município de Limoeiro no último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa – LIA) encontra-se em classificação de risco. ( Fonte: https://goo.gl/2jsiYv ).

O start da campanha será nesta segunda-feira (26), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), às 9h, com uma roda de conversa sobre os cuidados necessários no dia a dia para evitar a proliferação do transmissor. No dia seguinte, serão realizadas palestras simultâneas nas escolas Nossa Senhora dos Anjos, Otaviano Basílio, Seráfico Ricardo e Salomão Ginsburg. Já na quarta-feira (28) e quinta-feira (29), a ação segue com instruções para população nas UBS da Congal, Juá, Santa Cruz, Santana, Alegria e João Ernesto, respectivamente.

Ainda na quinta-feira, haverá uma exposição de trabalhos escolares sobre a temática, na sede da Vigilância Ambiental, localizada em frente à FACAL, em horário ainda a definir. Enquanto isso, na própria Autarquia de ensino estará reunido, às 9h30, o Comitê Social de Combate às Arboviroses para debater o assunto. O evento é aberto ao público.

O encerramento será no grande mutirão “Desapegue-se”, na sexta-feira (30), com Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em concentração no pátio da Igreja de São Sebastião, a partir das 8h, em direção à Praça da Bandeira orientando de casa em casa a necessidade de não guardarem objetos expostos em quintais que possam acumular água. Na sequência, a equipe de limpeza municipal fará o recolhimento extra destes descartes.

Tendo como hábito de muitos brasileiros guardarem água da chuva para reutilizar, regar plantas, lavar quintal, gera um ambiente ideal para o mosquito transmissor que gosta de água limpa e parada. No verão, a preocupação aumenta em consequência de se tornar um ambiente mais propício, época de maior risco de infecção por essas doenças.

A recomendação, sempre, é não descuidar. Todos precisam estar atentos e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros de mosquitos, essa é a única forma de prevenção.

Faça sua parte!

DENUNCIE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI:  Quando o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros.