Limoeiro alcança resultados positivos na Atenção Básica de Saúde

O município de Limoeiro alcançou resultados relevantes em cinco quesitos da Atenção Básica de Saúde. Ganharam destaque a Saúde Bucal, o índice do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), as consultas médicas, os atendimentos de enfermagem e as visitas domiciliares, todos com números acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os dados são de 2018 e foram divulgados pelo e-SUS, sistema que capta as informações da Atenção Básica dos municípios brasileiros.
As consultas e atendimentos médicos da Estratégia de Saúde da Família, por exemplo, atingiram 30% a mais do que o esperado. Já o atendimento em Saúde Bucal chegou ao índice de 1,2, ultrapassando a proposta de 1 ponto para atendimento da população em geral em 20%, percentual que coloca a Princesa do Capibaribe em 1º lugar em Saúde Bucal dentre as 20 cidades pertencentes à II Gerência Regional de Saúde de Pernambuco  (II Geres).
No quesito Visitas Domiciliares, feitas por Agentes Comunitários de Saúde, 64% dos limoeirenses têm assistência satisfatória, saindo na frente da média regional, que é de 34%.

Quanto aos atendimentos e consultas de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, que preveem pelo menos um atendimento a cada habitante por ano, foi conquistado 1,21, deixando a média regional de 0,71 para trás.

PMAQ – O PMAQ-Atenção Básica (AB) tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes. O plano eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento, caso de Limoeiro.

O programa conta com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Dentre os municípios que participaram do III Ciclo do PMAQ, Limoeiro alcançou aproveitamento de 97,22% em 2018. O resultado veio melhorando a partir de 2017. Em 2015/2016, o número era de 90,05. Todos esses avanços têm sido possíveis devido à aplicação correta dos recursos públicos feita pela Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Para que a população seja bem assistida, é decisivo o empenho do Governo Municipal, que, por meio da pasta, garante a compra de equipamentos e todos os itens necessários para o bom atendimento da saúde à população, além da valorização profissional.

Secretaria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Limoeiro
Fotos: Eduarda Santana

Compartilhe

Praça Comendador Pestana, 113 - Palácio Francisco Heráclio do Rego - Centro - CEP - 55700-000 - Limoeiro-PE | CONTATO: (081) 3628-9700

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support