Limoeiro alcança resultados positivos na Atenção Básica de Saúde

O município de Limoeiro alcançou resultados relevantes em cinco quesitos da Atenção Básica de Saúde. Ganharam destaque a Saúde Bucal, o índice do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), as consultas médicas, os atendimentos de enfermagem e as visitas domiciliares, todos com números acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os dados são de 2018 e foram divulgados pelo e-SUS, sistema que capta as informações da Atenção Básica dos municípios brasileiros.
As consultas e atendimentos médicos da Estratégia de Saúde da Família, por exemplo, atingiram 30% a mais do que o esperado. Já o atendimento em Saúde Bucal chegou ao índice de 1,2, ultrapassando a proposta de 1 ponto para atendimento da população em geral em 20%, percentual que coloca a Princesa do Capibaribe em 1º lugar em Saúde Bucal dentre as 20 cidades pertencentes à II Gerência Regional de Saúde de Pernambuco  (II Geres).
No quesito Visitas Domiciliares, feitas por Agentes Comunitários de Saúde, 64% dos limoeirenses têm assistência satisfatória, saindo na frente da média regional, que é de 34%.

Quanto aos atendimentos e consultas de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, que preveem pelo menos um atendimento a cada habitante por ano, foi conquistado 1,21, deixando a média regional de 0,71 para trás.

PMAQ – O PMAQ-Atenção Básica (AB) tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes. O plano eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento, caso de Limoeiro.

O programa conta com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Dentre os municípios que participaram do III Ciclo do PMAQ, Limoeiro alcançou aproveitamento de 97,22% em 2018. O resultado veio melhorando a partir de 2017. Em 2015/2016, o número era de 90,05. Todos esses avanços têm sido possíveis devido à aplicação correta dos recursos públicos feita pela Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Para que a população seja bem assistida, é decisivo o empenho do Governo Municipal, que, por meio da pasta, garante a compra de equipamentos e todos os itens necessários para o bom atendimento da saúde à população, além da valorização profissional.

Secretaria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Limoeiro
Fotos: Eduarda Santana

Praça Comendador Pestana, 113 - Palácio Francisco Heráclio do Rego - Centro - CEP - 55700-000 - Limoeiro-PE | CONTATO: (081) 3628-9700