Frota de ônibus escolares de Limoeiro é reforçada com veículos modernos e inclusivos

Às vésperas do início do ano letivo de 2019, marcado para o próximo dia 18 de fevereiro, a Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), anunciou na manhã deste sábado (2) uma grande novidade para os estudantes da Princesa do Capibaribe. Através do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, a gestão municipal adquiriu dois novos ônibus escolares. Um deles já se encontra em nossa cidade, enquanto o outro tem chegada prevista para a próxima semana. De acordo com a Seduc, os veículos foram pagos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O prefeito João Luís Ferreira Filho comemorou esta conquista para a Educação municipal. “Tratam-se de ônibus zero quilômetro (0 km) que são equipados com câmeras para os percursos dianteiro e traseiro e também têm acesso adaptado para cadeirantes. São veículos que chegam para dar mais conforto e segurança aos estudantes do nosso município. Estamos muito satisfeitos com este grande investimento que fizemos e muito felizes com esta grande novidade que trouxemos para o ano letivo de 2019. A nossa juventude merece”, destacou.

O secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Luiz Gonzaga Tavares Júnior, explicou que a iniciativa faz parte de um projeto o qual já vinha beneficiando a cidade do Agreste pernambucano. “A Rede Municipal de Educação de Limoeiro foi contemplada com seis ônibus através do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, para os anos-bases de 2018 e 2019. São quatro Ônibus Rurais Escolares (ORE) e dois Ônibus Urbanos Escolares Acessíveis (ONUREA). Um Ônibus Rural foi entregue agora, outro tem previsão de chegada para a próxima semana e um Ônibus Urbano foi entregue em setembro do ano passado. Todo o custeio vem através dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) junto ao Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC), que faz parte do módulo PAR (Plano de Metas)”, detalhou.

Luiz Gonzaga aproveitou a ocasião para comunicar que a frota da rede pública municipal de ensino pode ganhar mais reforços nos próximos meses: a pasta está avaliando a possibilidade de adquirir mais oito ônibus. “Estão em análise no SIMEC/PAR mais oito ônibus para atender as demandas a seguir: dois Ônibus Rurais Escolares (ORE 1 – 4×4) para Ensino Fundamental na Educação do Campo Ensino, três Ônibus Rurais Escolares (ORE) para Ensino Infantil na Educação do Campo e três Ônibus Urbanos Escolares Acessíveis (ONUREA piso baixo) para Educação Especial”, concluiu.

Fotos: Eduarda Santana