Facal promove I Seminário Integrado em Enfermagem e Psicologia

Para celebrar a chegada dos cursos de Psicologia e Enfermagem à Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL) e estimular a troca de conhecimento entre os estudantes e profissionais destas áreas, a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal) está promovendo o I Seminário Integrado em Enfermagem e Psicologia, cujo tema é “Novas possibilidades contemporâneas”. Na abertura do evento, realizada na noite desta segunda-feira (18), no auditório do centro de ensino, fizeram parte da mesa-diretora o presidente da AESL e secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Luiz Gonzaga Tavares Júnior, a diretora acadêmica da Facal, Luzia Squinca, e as respectivas coordenadoras dos cursos de Psicologia e Enfermagem, Marineide da Mota e Rafaela Teixeira, além da coordenadora do curso de Pedagogia, Maria de Fátima Queiroz. Posteriormente, os alunos foram contemplados por uma mesa de debates formada pelo presidente do Conselho Regional de Psicologia, Hermes Azevedo, pela vice-presidente do órgão, Patrícia Guimarães, pelo integrante do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Fabián Javier Marin Rueda, e pelo enfermeiro sanitarista e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Adenilson da Silva Gomes. O Seminário seguirá até a próxima quinta-feira (21), sendo realizado sempre a partir das 19h.

Ao dar o pontapé inicial do Seminário, Luiz Gonzaga comemorou a oferta dos cursos pela Autarquia e destacou o trabalho por excelência que norteia essas vertentes da área de Saúde. “Em um momento onde doenças e crises existenciais estão cada vez mais frequentes, esses cursos vêm com as propostas de preparar para a vida e cultivar a existência humana. Essa interação entre a Academia e os estudantes é o caminho que devemos trilhar para melhorarmos como profissionais e como pessoas”, afirmou.
Formada em Psicologia, Luzia Squinca sublinhou as constantes quebras de paradigmas nas relações humanas. “Precisamos contextualizar as relações sociais das pessoas e suas interações com o mundo. São fatores que mudam constantemente. O olhar que existe hoje não é o mesmo olhar que eu tive, por exemplo, na época da minha formação e no período em que dava aulas. A Ciência está em constante evolução. Quando você tem uma aula de Enfermagem ou Psicologia, o seu olhar sobre as outras pessoas muda e você se sente abraçado pela causa de cuidar do próximo”, apontou.

Em seu discurso, a coordenadora do curso de Enfermagem, Rafaela Teixeira, ressaltou que a Facal caminha conforme as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade ao implantar duas novas grades curriculares em seu cronograma de ensino. “Enfermagem e Psicologia são ciências que vêm crescendo ao longo dos anos. Falando especificamente de Enfermagem, posso dizer que ela também é uma arte desempenhada por profissionais talentosos para o tratar humano. Espero que os estudantes aproveitem ao máximo esse momento de construção e trocas de conhecimento”, declarou.

Por sua vez, a coordenadora do curso de Psicologia, Marineide da Mota, enfatizou a heterogeneidade da área. “Gostaria de dizer aos estudantes que hoje estão se iniciando os cinco melhores anos que vocês terão em suas vidas. O curso de Psicologia mudou, está mudando e continuará mudando a minha vida e vai mudar a vida de vocês. Ninguém faz um curso de Saúde que passa por tantas áreas, como Saúde, Cultura, Assistência Social e Políticas Públicas, sem mudar suas conjunturas ou ideologias de vida. Nossos posicionamentos irão mudar, pois vamos lidar com muita gente. Essas mudanças são necessárias e irão nos fortalecer. Precisamos cuidar de nós mesmos e das pessoas. A área de Saúde vem para garantir os nossos direitos”, concluiu.

Confira a programação do I Seminário Integrado em Enfermagem e Psicologia:

19/02 (terça-feira)

  • Psicologia:
    Mesa – Comissão de Direitos Humanos
    Jesus Moura (Conselheira do Conselho Regional de Psicologia e Representante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia)
    Wellington Albuquerque (Comissão de Enfrentamento ao Racismo)
    Anderson dos Santos e Adriana Miranda (psicólogos da Bioenergética)
  • Enfermagem:
    Mesa – O Desafio do Profissional de Saúde Frente à Educação e Saúde Sexual
    Carla Andreia de Andrade (Especialista em Sexualidade Humana; Mestra em Enfermagem com Ênfase em Educação em Saúde – UFPE; Doutoranda em Enfermagem – UPE/UEPB)

20/02 (quarta-feira)

  • Psicologia:
    Mesa – A importância da psicoterapia na Formação Profissional do Psicólogo
    Vanessa Farias (psicóloga especialista em Saúde da Família e Avaliação Psicológica pelo CFP; psicóloga hospitalar e palestrante)
    Ari Lopes (psicólogo especialista em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química; psicoterapeuta, orientador vocacional e profissional; psicólogo do sistema prisional; em formação de Psicanálise pelo CPPL)
  • Enfermagem:
    Mesa – Abordagem ao Paciente Politraumatizado
    Jéssica Thamires da Silva Melo (Enfermeira especialista em Suporte Avançado à Vida: UTI e Emergência – UPE; Residência de Enfermagem em Traumatologia e Ortopedia pelo Hospital Getúlio Vargas; mestranda em Educação e Saúde – UFPE)

21/02 (quinta-feira)

  • Psicologia:
    Apresentação do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal) e Debate sobre a Luta Antimanicomial
    Marineide da Mota (coordenadora do curso)
    Luzia Squinca (psicóloga e Diretora Acadêmica da Facal)
  • Enfermagem:
    Apresentação do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal)
    Rafaela Teixeira (coordenadora do curso)

Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Limoeiro

Fotos: Eduarda Santana

Compartilhe

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support