Escola de Limoeiro vai representar Pernambuco em concurso nacional de Educação de Viária

O projeto “Sinalizadores do Trânsito”, da Escola Municipal Maria Quitéria de Freitas, será destaque regional para representar o estado no “Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital”. O evento é da Fundação Internacional MAPFRE e ocorre no dia 23 de novembro, em São Paulo.

O projeto envolveu mais de 100 alunos do maternal, Nível I e Nível II, incluindo toda a comunidade escolar com diversas atividades para fomentar o conhecimento e a identificação do significado dos sinalizadores na prevenção e redução do número de acidentes no trânsito.

A coordenadora do “Sinalizadores do Trânsito, a professora Danielle de Fátima Ferreira de Lima contou quão gratificante foi participar do programa pela MPFRE. “Tivemos a oportunidade de mostrar na prática às crianças formas de prevenir e reduzir o número de acidentes. Acreditamos que devemos orientar e sensibilizar todos, desde pequenos, a respeitar e cumprir as leis de trânsito, onde a escola tem um papel fundamental na ação educativa tendo seu espaço como determinante para formação do cidadão”, destacou Danielle, responsável pelo projeto.

O PROGRAMA
Focado na capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos escolares em sala de aula com alunos de ensino fundamental e médio, a Educação Viária é Vital destaca-se por ser uma ação educativa que envolve os alunos em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária de suas próprias escolas e das comunidades próximas, incentivando-os a implementar ações que tornem a circulação mais segura e eficiente.

Desde 2004, o programa já impactou mais de 100 mil educadores e aproximadamente 4 milhões de alunos, distribuídos em nove mil escolas de 100 cidades em 16 estados brasileiros.

Em 2016, o programa contou com a realização de 87 turmas de formação, em 31 municípios de 9 estados, com 1.838 professores capacitados, de 601 escolas, beneficiando mais de 15 mil crianças.

A FUNDAÇÃO MAPFRE
A Fundação MAPFRE é o braço social da empresa de mesmo nome. No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo.