Educação em Saúde estimula crianças a identificar doenças

Em Limoeiro, experiências do cotidiano podem ser tornar enredo para dramatizações e contações de história. É que a equipe do Núcleo de Educação em Saúde (NES), da Secretaria Municipal de Saúde, incorpora histórias reais através de peças teatrais para sensibilizar a população no sentido de prevenir doenças recorrentes.

Um desses momentos foi vivenciado no último dia 21, na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo, no Bairro da Congal. A comunidade escolar recebeu os três personagens do NES, que, vestidos de palhaços, encantaram as crianças do 1º e do 2º anos do infantil Níveis I e II. Na área da escola, “Pitoco”, “Pitoquinho” e “Pitocão” dramatizaram uma história familiar, cujo enredo trouxe instruções lúdicas quanto aos cuidados com doenças como Zika, Dengue, Febre Chikungunya e Leptospirose.

“A atuação do núcleo hoje foi passar como as doenças podem ser prevenidas de maneira lúdica, fácil, para que a criança possa entender e interagir com os palhaços. E também para que elas consigam aprender e captar todas as mensagens que queremos passar sobre essas doenças, principalmente as mais comuns em períodos chuvosos”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Limoeiro, Michele Pedrosa.

A investida pedagógica estimula as crianças a darem respostas sobre o tema em questão. “Mostramos a elas como é que a gente vai ficar com febre, que sintomas vamos sentir da dengue. Elas vão dizer: ‘É febre, é dor’, exatamente porque mostramos a elas de uma maneira engraçada. Elas captam aquele aprendizado e vão nos mostrando as respostas”, garante Michele.

Mas as contações de história também estimulam o cognitivo das crianças. De acordo com a gestora da Unidade Escolar, Maria Neide, o momento lúdico serviu de estímulo para o acolhimento dos alunos neste início de ano letivo. “Contamos com a parceria do Núcleo de Educação em Saúde para contação de histórias. Nesse recomeço pensamos, enquanto equipe gestora, proporcionar um momento acolhedor para nossos alunos. As crianças ficam atentas pela forma natural e espontânea com a qual a equipe proporciona a educação para a saúde, falando sobre as epidemias, Zika, Chikungunya e outras. E isso estimula a leitura e a escrita, porque elas estão vendo e ouvindo. Depois vão contar o que viram por escrito e oral”, comemora.

A Escola José Teobaldo de Azevedo oferece da Educação Infantil ao EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O Núcleo – Como base de apoio à educação permanente em Saúde, o Núcleo de Educação em Saúde (NES) planeja, organiza e fornece apoio às ações desta área. Em Limoeiro, o NES tem parceria com a Secretaria Executiva de Trânsito, a Secretaria de Educação e Esportes e a de Desenvolvimento Social e Cidadania. O trabalho integrado com as diversas pastas permite observar a necessidade do núcleo em firmar a parceria com as mesmas para atuar nas escolas e nas comunidades. A equipe do NES está em atividade desde 2017 e tem proporcionado momentos educativos para o bem-estar dos limoeirenses.

Por sua vez, a Secretaria de Saúde do município promove a saúde com atividades, palestras educativas de higiene e de escovação nas Unidades Básicas e nas escolas, através do Programa de Saúde na Escola, onde também são feitos teatrinhos e palestras com crianças e adolescentes para evitar doenças dentárias.