Agremiações vencedoras do Carnaval de Limoeiro recebem incentivo financeiro pela primeira vez

Como forma de incentivar a Cultura local e de manter viva a tradição dos brincantes, a Prefeitura de Limoeiro fez o repasse de um incentivo financeiro às agremiações vencedoras do Carnaval da cidade, além de presenteá-las com troféus. O valor, apesar de não ser elevado, foi um reconhecimento às agremiações limoeirenses.

Até então inédita no município, a iniciativa se concretizou neste domingo (10), no Desfile das Campeãs, no bairro da Cohab. Vale destacar que a ação acontece um ano depois do resgate da disputa entre bois, ursos e escolas de samba limoeirenses, os quais movimentam as comunidades e arrastam multidões na Princesa do Capibaribe.

De acordo com a gestão, a gratificação financeira repassada às instituições foi de R$ 3.850. Paralelamente a este incentivo, R$ 2.200, provenientes da arrecadação do Baile Municipal, foram doados às Associações João Ernesto e Nossa Senhora de Fátima.

Plenamente satisfeito com a realização do Carnaval 2019, o prefeito João Luís Ferreira Filho acredita que os repasses incentivarão os grupos a se planejarem para organizar uma festa mais bonita no próximo ano. “Nunca houve, na história do nosso Carnaval, tanto incentivo quanto o que acontece atualmente. A cultura carnavalesca de Limoeiro é muito rica e leva o nome da nossa terra a outros centros, então é muito importante investir nela. Estamos muito felizes com o desfecho positivo da festa deste ano”, afirma.

O gestor avalia que a administração municipal vem cumprindo a missão de resgatar a tradição carnavalesca da Princesa do Capibaribe. “As agremiações limoeirenses estão honrando a nossa cidade no Carnaval de Pernambuco. Este ano, por exemplo, recebemos com muita alegria a notícia do acesso do Boi Estrela à categoria principal do Carnaval do Recife. Também o 1º e o 2º lugar do Grupo 1 foram conquistados pelo Boi Dourado e o Boi Cara Branca de nossa cidade de Limoeiro. Parabenizo aos que fazem essas agremiações e também os do Boi Pavão (3º lugar), Boi Misterioso (5º lugar do Grupo Especial), Boi Leão e todas as calus, escolas de samba e ursos, pela bravura com que preservam as raízes culturais da nossa gente. O nosso Carnaval está ressurgindo em alto estilo e isso é possível devido ao empenho de cada limoeirense que valoriza sua cultura”, destacou.

O prefeito disse ainda que estes “trabalhos brilhantes nos estimulam a investir cada vez mais no Carnaval de Limoeiro, que hoje é destaque e referência em Pernambuco. Depois do resgate das disputas de bois, ursos e escolas de samba no ano passado, agora, pela primeira vez, as agremiações campeãs do Carnaval da nossa cidade recebem incentivo em dinheiro”, concluiu João Luís.

Fotos: Eduarda Santana