2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Nesta terça-feira (27) a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através da Secretaria Executiva da Mulher, realizou na Facal a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que teve como tema “Mulher e Democracia: uma agenda de luta por direitos iguais”. O principal objetivo do evento é proporcionar um espaço de discussão com a participação da sociedade civil acerca da elaboração de políticas públicas para as mulheres, considerando suas dificuldades, especificidades e necessidades.

“O presente desmonte das políticas sociais, frente à emergência de um estado policial, aumenta a vulnerabilidade das mulheres em todos os cantos do país. E, diariamente, percebemos o fortalecimento de valores patriarcais, discussões atrasadas e atitudes conservadoras, por isso temos muita estrada a percorrer. Precisamos retomar a democracia no Brasil, ampliar a presença e o protagonismo de nossas mulheres nos espaços políticos e no mundo do trabalho, enfrentando com altivez e unidade o ódio e o feminicídio dentro da nossa sociedade. E esses desafios começam em nossas casas, em nossos bairros, nos nossos postos de trabalho e principalmente aqui em Limoeiro”, destacou a secretária da pasta Cristiane Barbosa.

Úrsula Nunes, Secretária Executiva da Mulher, afirmou que “esse é um momento ímpar, de reflexão, pois o poder público também tem seu papel de garantir os direitos das mulheres”.

Representando a Secretaria Executiva da Mulher de Pernambuco, Taysa Andrade, também comentou a importância da conferência. “Esse momento é uma conquista de todas as mulheres. E esse poder da mulher também está inserido na política, como acontece aqui em Limoeiro. A nível estadual, nossos principais focos para as mulheres são o fim da violência e a autonomia financeira”, pontuou.

Por fim, o prefeito Joãozinho ressaltou o papel de destaque que as mulheres tem nos dias atuais. “A luta pela igualdade de diretos é histórica, portanto é natural que elas ocupem cada vez mais espaço na sociedade. Nosso governo valoriza as mulheres, onde inclusive a maioria dos secretários são mulheres, que estão realizando um trabalho de muita competência em nosso município”, finalizou.

Participaram da conferência aproximadamente 135 mulheres, onde foram debatidos e dialogados os avanços, retrocessos e as propostas para a Conferência Estadual da Mulher.

Fotos: Edvaldo Carvalho/Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

Praça Comendador Pestana, 113 - Palácio Francisco Heráclio do Rego - Centro - CEP - 55700-000 - Limoeiro-PE | CONTATO: (081) 3628-9700