Os profissionais de saúde de Limoeiro foram organizados para vacinarem os idosos maiores de 85 anos em seus próprios domicílios ou atendê-los nos Postos de Saúde mais próximos, mediante agendamento prévio. A medida demonstra a organização da cidade em cadastrar esse público com a devida antecedência e a promoção de um atendimento individualizado, bem como, destaca a preocupação em garantir a igualdade no acesso à vacinação, visto que a prática de drive-thru em algumas cidades, tem privilegiado os idosos cujo familiares possuem veículos.  

Josefa Barbosa, 90 anos, recebe vacina contra Covid-19 em sua residência no Bairro Redentor.

Com a chegada em Limoeiro, na tarde dessa quarta (27), das 550 doses da vacina contra Covid-19 produzida pela AstraZeneca e Universidade de Oxford, foi possível iniciar no município a vacinação dos idosos acima de 85 anos na manhã desta quinta-feira (28). O atendimento domiciliar desse público está sendo direcionado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação da Atenção Básica, função exercida pela enfermeira Emmanuella Kethully e pela coordenadora da Política Nacional de Imunização (PNI) no município, a enfermeira Paula Karine.

Emmanuella nos informa que Limoeiro está atendendo esses idosos em seu próprio domicílio ou nos Postos de Saúde mediante agendamento prévio. Ela enfatiza que a vacinação em drive-thru, como tem acontecido em alguns municípios, teria um caráter elitista, uma vez que nessa formatação, acabaria sendo concedida prioridade aos idosos cujo família dispusessem de veículos. “No nosso caso, a gente quer estar mais próximo da população e quem conhece seus usuários são as Unidades Básicas de Saúde. As enfermeiras estão programando junto com os agentes comunitários de saúde esse cadastramento desses usuários a partir da própria unidade e o agendamento dessas vacinações no próprio domicílio”, pontua.

A coordenadora da Atenção Básica em Saúde do município destaca ainda a organização da cidade no sentido de já possuir uma estrutura de acompanhamento desses idosos já relacionados e cadastrados em seus Postos de Saúde de origem. “Outros municípios tem realizado esse cadastramento por aplicativo e aí, o nosso cadastramento não é a própria população quem vai buscar. É papel das equipes de Saúde da Família, das Unidades Básicas de Saúde, dos Postos de Saúde estarem cadastrando seus usuários. Eles já fizeram isso para que a gente possa liberar as doses em quantidades adequadas e aplicar nos próprios domicílios”.

A Prefeitura de Limoeiro tem seguido todas as orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE). Até a conclusão da primeira fase da vacinação, com a chegada de mais doses da vacina, serão vacinados ainda todos os idosos com idade superior a 75 anos, conforme garantido no Plano Nacional de Imunização. Na última terça-feira (26), a secretária de saúde, Paloma Sonally, já havia informado que “devido à falta de imunobiológicos em quantidades suficientes, o estado de Pernambuco orientou iniciar a primeira fase, prioritariamente, com a vacinação dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e dos idosos acima de 85 anos. Limoeiro iniciou, no dia 19 de janeiro a vacinação dos trabalhadores da saúde atuantes nessa linha de frente e irá iniciar em breve a imunização dos idosos acima de 85 anos”. De fato, a vacinação para esse público, já está acontecendo nos domicílios dos idosos e nos Postos de Saúde, mediante agendamento prévio a cada grupo de 10 idosos visto que, ainda de acordo com Sonally “um frasco dessa vacina vem com dez doses e após aberto, essas doses devem ser utilizadas em até 6 horas”.